sábado, 3 de julho de 2010

O Assassino Zodíaco


O "Assassino do Zodíaco" foi um serial killer americano que cometeu assassinatos durante 10 meses no norte da califórnia.
O primeiro casal foi morto a tiros perto do reservatório de São Francisco, alguns dias antes do natal. O Zodíaco só estava começando uma série de crimes que abalaria a população entre a década de 60 e 70.
No dia seguinte, 4 de julho, outro casal foi vítima do Zodíaco, a tiros novamente, em um carro, a garota, morreu na hora, mas o garoto, sobreviveu seriamente ferido, e descreveu o Zodíaco para a policia: "Um homem alto, músculoso, e estava perseguindo minha namorada à alguns dias."
Após esse duplo homicidio, o Zodíaco passou a escrever cartas para a imprensa e para a policia. As cartas começavam com a seguinte frase: "this is the zodiac speaking" ("aqui é o Zodíaco falando"), e ele se referia a si mesmo como "...o assassino dos dois adolescentes do último Natal e da garota do 4 de Julho."
Um tempo depois, outro casal foi vítima do Zodíaco, eles foram amarrados e
esfaqueados. Novamente, o namorado sobreviveu, e descreveu o Zodíaco como "Um homem encapuzado". Logo após, ele enviou uma nova carta a policia e a imprensa, dizendo: "...Adoro matar pessoas...é mais divertido do que caçar, porque o homem é o animal mais perigoso de todos. "

Em outras cartas do Zodíaco, ele dizia: "Meu nome é Zodíaco. Matei dez pessoas, e matarei ainda mais. Quando morrer renascerei no paraíso e todos que matei serão meus escravos." Logo então o assassino começou a ter fama de "jogar" com a polícia.

Sua próxima vítima foi um taxista, e logo em seguida na sua nova carta, ele ameaçava atacar um ônibus escolar e matar todas as crianças, e também ameaçou explodi-lo, a policia tomou uma medida: colocou um guarda em cada ônibus escolar, mas não adiantou, porque o ataque não chegou a acontecer. Na sua carta, ele enviou um diagrama da bomba que ele supostamente iria usar, segundo a policia, o diagrama da bomba funcionava.

Com o depoimento dos poucos sobreviventes do Zodíaco, a policia fez um retrato falado e traçou um perfil psicológico do criminoso: ele seria branco, teria cabelos ruivos e curtos, óculos grossos com armação preta, musculoso, bem vestido, bom atirador, conhecedor de química, fabricação de bombas, história, mitologia, ocultismo e ainda por cima (devido a citações de suas cartas) era um cinéfilo.

(Retrato falado do Zodíaco.)

Devido à dificuldade de desvendar suas cartas criptografadas e a falta de suspeitos, o Zodíaco pode ser considerado como o autor do crime perfeito, ou melhor, dos crimes perfeitos.

O Zodíaco nunca foi pego, em Abril de 2004, o Departamento de Polícia de São Francisco marcou o caso como inativo, mas o reabriu após Março de 2007. O caso está aberto até hoje em outras jurisdições.

Em sua última carta, o Zodíaco disse que iria mudar o jeito de seus crimes, fazendo parecer apenas assaltos seguidos de mortes, e não enviaria mais cartas a policia e a imprensa, ele ainda zombou da policia dizendo que nunca iria ser preso (e nunca foi mesmo.). Nessa sua última carta, ele disse: "Espero um dia ver um bom filme sobre mim. Quem será que vai fazer meu papel?"

Robert Graysmith é autor de dois livros sobre o assunto: Zodiac (1986) e Zodiac Unmasked: The Identity of America's Most Elusive Serial Killer Revealed (2002). Em 1968, Graysmith era cartunista do jornal San Francisco Chronicle, o jornal que o Zodíaco enviava suas cartas. As cartas inspiraram Graysmith a iniciar sua própria investigação. Na época, ele acreditava ter identificado o assassino, mas outras investigações e circunstâncias nunca levaram a uma prisão.

O filme Zodíaco (Zodiac, 2007) dirigido pelo mestre David Fincher (Clube da Luta, Seven) conta toda a história do Zodíaco, e das pessoas envolvidas nos principais casos do assassino, Graysmith é interpretado por Jake Gylleenhaal, também consta no elenco Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.

Em algum lugar, onde o Zodíaco está, ele deve estar satisfeito com o filme que Fincher fez pra ele.





Se quiser saber mais, visite (em inglês): http://www.zodiackiller.com/


Um comentário:

  1. vcs fragam que zodiaco deixou os rapazes viverem para eles descreverem como ele é,isto é, zodíaco nao queria apenas deixar a policia com um quebra-cabeça para a policia e sim deixa-la com raiva,por nao ter identificado o serial com as caracteristicas descritas..

    ResponderExcluir